quinta-feira, 19 de maio de 2011

O cavalo branco na Índia
Antigamente, na Índia, sacrificava-se um cavalo branco com o objectivo de assegurar a prosperidade do reino. Soltavam o cavalo branco mais belo do reino para nordeste. O príncipe herdeiro e alguns guerreiros jovens deviam seguir todos os seus passos durante um ano.
Eles deviam preservar a sua liberdade, e sobre tudo, impedir que emprenhe alguma égua. Encarnação do sol, a sua corrida era sagrada e os territórios atravessados pertenciam ao soberano.
Passado um ano, o cavalo voltava ao ponto de partida (empurrado pelos cavaleiros) na hora da sua morte. Este ritual solar era praticado ao fim de um reinado, com o objectivo do soberano transmitir ao seu filho mais velho a sua glória e o seu território.

site do centro hipico da costa do estoril

http://www.centrohipicocostaestoril.com/home.html

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Acidente rodoviario .. como é possivel as pessoas fazerem isto a um pobre inocente animal !?

Acidente com uma carroças

Um pega de carroças na Avenida Atlântica, em Belford Roxo, teve 7 feridos


quinta-feira, 28 de abril de 2011

Como voçes sabem  , existe muitos maus tratos aos cavalos , se gosta de cavalos nao deixe que isto aconteça .. Ora veja o que pessoas sem escruplos podem fazer :

Feira do cavalo e do touro em Badajoz

Apresentação da III edição da feira equestre decorreu nos jardins da galeria de badajoz.
A feira do cavalo e do touro, nasceu há dois anos e é considerada uma das mais importantes do sudoeste ibérico, devido a importância económica e ao apreço por ambos sectores. Da-lhe dinamismo economico e transforma-a em ponto de encontro de ambos países.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Os tipos de selas :b

Apartação- Pesando cerca de 18 kg, possuem o assento mais reto, e raso, com a cabeça e o pito mais alto, para maior mobilidade do cavaleiro e segurança nas manobras. São também, mais estreitas, para um maior contato entre o cavaleiro e o animal.
Rédeas – Pesando em média 16 kg, elas têm detalhes bem mais específicos e são consideradas as mais técnicas entre as selas de trabalho. Sua armação é exclusivamente de madeira, seu assento é reto e raso, e sua cabeça e pito mais baixos para permitir que as mão do cavaleiro fiquem o mais baixo possível. Também devem Ter para-lamas mais estreitos, que quase não cobrem a lateral do dorso do animal, permitindo uma maior sensibilidade.
Elas devem ser feitas sob medida, de acordo com cada cavaleiro.
Laço – Ao contrário das selas de rédeas, esta sela está entre as mais pesadas, podendo chegar a 20 kg. Isso se deve ao fato da modalidade exigir maior resistência do equipamento, pois ele sustenta as cordas que seguram o bezerro.
Com um suadouro ligeiramente maior, para uma maior apoio do cavaleiro na laçada, elas diferem um pouco, de acordo com a modalidade praticada. As selas de Calf Roping (Laço Bezerro) têm que ter o assento raso e a cabeça mais baixa, para facilitar a descida do cavalo na hora da prova. Os estribos geralmente são mais pesados, para não enroscarem no pé e atrapalharem o atleta.
Já a selas de Team Roping (Laço em Dupla) têm o pito mais alto, para facilitar a amarração da corda e o assento mais fundo, para dar maior firmeza ao cavaleiro, que não precisa descer do cavalo após laçar o bezerro.
Em ambas as modalidades, deve-se usar as duas barrigueiras apertadas, pois o tranco no pito pode fazer a sela rodar e ferir a cernelha do cavalo

Conheçer a sua sela

Assento – onde o cavaleiro se apoia no cavalo. Não deve ser macio, mas sim anatômico.
Cabeça – parte posterior do assento, onde se fixa o pito
Pito – barra de ferro presa à armação que serve de base para as cordas e ponto de apoio dos cavaleiros
Suadouro – localizada na parte inferior da sela, é a parte que tem contato direto com o animal.
Para-lama – cobre o loro desde a armação até o estribo
Loro – tira de couro ou nylon, regulável, que prende o estribo à sela.
Estribo – apoio dos pés do cavaleiro que pode ser de madeira ou metal.
Látego – parte do suadouro que sustenta a barrigueira
Barrigueira – presa ã sela pelo látego, é uma alça que envolve o dorso do cavalo, fixando a sela sobre o animal. As barrigueiras traseiras também são chamadas de batedeiras ou barrigueiras de encosto.
Argolas – feitas de metal, servem para fixar barrigueiras e peiteiras

A paixão..

quinta-feira, 17 de março de 2011

A idade do seu cavalo :D

Potro\Poldro: Um cavalo de com menos de um ano de idade. Os potros mais domesticados são desmamados dos 5 para os 7 meses de idade, embora possam ser desmamados aos 4 meses sem efeitos adversos

Sobreano: Com a idade entre um os dois anos de idade

Novato: um macho abaixo dos quatro anos. Uma terminologia errada é chamar a um jovem cavalo "novato", quando o termo actualmente apenas se refere a cavalos juvenis.

Potra: Uma fêmea abaixo do 4 anos de idade.

Égua: fêmea com 4 anos e mais velha.

Garanhão: Um cavalo não castrado com 4 anos ou mais.

Castrado: Um cavalo castrado de qualquer idade.

A dentição dos cavalos...

Os dentes são elementos principais pra conseguir determinar, com segurança, a idade aproximada, dos cavalos.
A avaliação da idade é importante pois, muitos animais não tem registro oficial e, são negociados a base da idade aproximada.
O cavalo adulto possui 40 dentes e a égua 36, normalmente, assim distribuidos:
 
 
12 incisivos
6 superiores
6 inferiores
4 caninos, em geral ausentes na fêmea
24 molares distribuidos igualmente nas duas arcadas.
O potro, macho ou fêmea, apresenta apenas 24 dentes, todos caducos.
12 incisivos
12 molares
 
 

Até nas passerelles

Como podem ver , até nas passerelles os cavalos dão show

quinta-feira, 10 de março de 2011

O quadro (:




'' A morte matadora '' de pablo picasso

Algumas imagens





Idade - este factor ocasiona a não-identificação da pelagem do potro senão algumas semanas mais tarde. Ex: o tordilho nasce muitas vezes negro, castanho, baio ou alazão, mas todos com pêlos brancos espalhados pelo corpo.
Sexo - observamos que nos garachões as cores são mais vivas e brilhantes
Luz - a luz solar aumenta a vvivacidade dos tons e reflexos, mas quando muito intensa, queima as pontasdos pêlos dando à pelagem uma tonalidade desbotada. - animais mantidos em condições adequadas, com cuidados higiênicos regulares, possuindo portantop uma saúde perfeita, mostram como reflexo de seu estado, pêlos finos, sedosos e brilhantes. Por outro lado, animais com estado patológico, ficam com os pêlos descorados, quebradiçs e grosseiros.
Clima - o color torna os pêlos lisos e brilhantes, enquanto o frio, aumidade e o vento torna-se longos e descorados.
Alimentação - uma boa alimentação, administrada regularmente, é fator para se obter pêlos lisos e brilhantes, acentuando com isso, ainda mais, os reflexos da pelagem.
Saúde

Pelagem

"A origem do cavalo "

O surgimento do cavalo
      Os fósseis mais antigos de troncos primitivos do cavalo são originários da América do Norte, mais precisamente de Wyoming e Novo México. Datam do Período Eóceno, há cinqüenta milhões de anos. (O fóssil do tronco comum de todos os mamíferos, um animal parecido com um rato, medindo aproximadamente dez centímetros de comprimento, descoberto no Rio Grande do Sul, data de 210 milhões de anos). Eram quadrúpedes herbívoros, de aproximadamente trinta centímetros de altura, com quatro dedos nas patas dianteiras e três nas traseiras (a calosidade escura que aparece na face interna de cada pata do cavalo – acima do joelho na dianteira, abaixo do joelho na traseira) – é resto embrionário do primeiro dedo, que atrofiou, correspondendo ao polegar e ao dedão do pé mas, com molares dotados de cúspides iguais aos carnívoros e não planos como os ruminantes. Foi batizado de Eohippus. Somente alguns milhões de anos depois, no fim do Período, o Eohippus originou o Drohippus: um animal um pouco maior, com as mesmas patas, mas molares quase planos. Esse animal evoluiu para o Mesohippus: maior ainda, do tamanho de um galgo grande, muito veloz, três dedos em cada extremidade e, o que é muito importante, alisamento da mesa do primeiro molar, quase igual ao do cavalo moderno.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Corridas de obstáculos

As distâncias padrão serão 2.000m e 3.000m

Haverá 28 saltos sobre obstáculos e 7 sobre o fosso de água na prova de 3.000m e 18 saltos sobre obstáculos e 5 sobre o fosso de água na prova de 2.000m.

Os obstáculos devem ter altura de 91,4cm para provas masculinas e 76,2cm para provas femininas de altura e comprimento de pelo menos 3,94m.

O obstáculo no fosso deve ser fixado firmemente no solo, de maneira que nenhum movimento horizontal seja possível.

Os obstáculos são os mesmos para os competidores, pois estes não correm em raias distintas.

Cada obstáculo deve pesar entre 80kg e 100kg.
CORRIDAS COM BARREIRAS

As distâncias padrão são as seguintes:
Masculino: 110m, 400m
Feminino: 100m, 400m

Devem ser colocadas dez barreiras em cada raia.

As barreiras devem ser feitas de tal forma que os contra-pesos necessitem de uma força de, no mínimo 3.6Kg e, no máximo 4Kg para derrubar a barreira.

Dimensões.
A largura das barreiras será de 1,18m a 1.20m.
O comprimento máximo das bases será de 70cm.
O peso total das barreiras não deverá ser inferior a 10Kg.

Todas as corridas devem ser disputadas em raias marcadas e cada atleta deverá manter-se em sua própria raia durante todo o percurso.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"O teu cavalo "

A trote no teu
cavalo da fantasia
és livre, como ninguém

Cortas o vento
não és frágil!
e voas nessa viagem
mais longe que o firmamento

No seu dorso sobes
ao cume da felicidade
Por conta desta amizade
até teus olhos sorriem

Eu sei que ainda te lembras
do dia em que o recebeste
e quando o acariciaste
logo balbuciaste:
É meu!
Vai chamar-se “poesia”

By : Maria Fernanda Reis Esteves
-Monta o teu cavalo e vamos apanha-lo .
By Sarah and Patricic

- O cavalo é para o homem como as asas para o pássaro.
By : Catte and dú .

-Cavalo manso é pra ir à missa.

-Cavalo torto não dá carreira direita.
By:Vanessháh ,

-As emoções são cavalos selvagens e em nenhum momento a razão consegue dominá-las por completo.
By : Paulo Coelho .

- Ama o teu cavalo e vai monta-lo . 
By : Sarah and patricic

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Os nossos Toureiros


  JOAQUIM BASTINHAS

 

 SONIA MATIAS

 

  PEDRO SALVADOR

 

 

 

  MARCOS TENORIO

 

  FRANCISCO PALHA

 

 TOMAS PINTO - praticante














JOAO RIBEIRO TELLES

Um desastre em Madrid

Nem sempre tudo corre bem , Quando corre mal acontece isto .

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Frases conheçidas

"Cavalo bom e homem valente se conhecem na chegada."

"Em cavalo ruim até as éguas dão coice."

"Cavalo de campo não come pasto cortado."

"A cavalo novo, cavaleiro velho."

Francisco Mendes Rosa , O cavaleiro do futuro

O Jovem cavaleiro Francisco Mendes Rosa , Actual vencedor de provas de obstaculos juvenis , é uma das apostas da TMN .
Como a epoca Taurina está prestes a começar , TMN apresentou os novos atletas que vai apoiar este  ano a Acçao começou dia 8 \02 \ 2011 em Lisboa .
Para o Jovem do Fundão o apoio da marca TMN (operadora móvel ) é fundamental . e decisivo para que o jovem possa participar em provas Nacionais e Internacionais , dentro e fora de Portugal , Por isso espera que a operadora de telemóveis o ajude a concretizar os seus sonhos e objectivos .

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Cavalos com obesidade no Reino Unido

Um estudo publicado no Veterinary record, por investigadores da universidade de medicina veterinária de Nottingam na Grã-Bretanha, revelou dados alarmantes: um cavalo em cada cinco sofre de obesidade ou de excesso de peso.

Os cavalos com hipotiroidismo caracterizam-se pelo fácil ganho de peso que conduz á obesidade e por depositos de gordura regionais, situados sobretudo no pescoço e na base da cauda.

Hipoterapia

A hipoterapia é o método terapêutico e educacional que utiliza os andamentos do cavalo como recurso para a recuperação de indivíduos com deficiência.

Benefícios:
  • Melhoria na mobilidade articular, no equilíbrio e na coordenação;
  • Aumento da tonificação muscular;
  • Aumento da auto-confiança através do desenvolvimento da auto-estima;
  • Melhorias na aprendizagem, concentração e orientação espacial;
  • Motivação para definir e atingir objectivos;

MAPT

O que se deve saber antes de efectuar a compra de um Cavalo .

Eis a questao que muitas pessoas se questionam .Então eis umas dicas que vos poderá ajudar

Personalidade : Os Cavalos Dividem-se em 2 Grupos :
 - Cavalos de Sangue frio , São mais Calmos , Mais pesados . Tal como o Shire :

- Cavalos de sangue quentes , Mais rapidos ,mais leves , e nervosos . Temos o exemplo do nosso puro cavalo Lusitano , Uma raça Portuguesa :




quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Hipoterapia


É o  tratamento com o auxilio do cavalo destinado a indivíduos com algumas dificuldades a nível cerebral ou motor .
Pelo Cavalo são produzidos movimentos tridimensionais (para cima e para baixo, para a esquerda e para a direita, para a frente e para trás), similares aos padrões do movimento humano, e que se encontram alterados nas pessoas com problemas motores.
Na Hipoterapia pode-se trabalhar num picadeiro ao ar livre ou coberto
.
Destina-se a:
Todos os indivíduos, independentemente da idade, portadores de necessidades especiais, desde que não apresentem nenhuma contra indicação médica, à pratica da Equitação
Tem como principais benefícios:
Melhoria na mobilidade articular, no equilíbrio e na coordenação;
Normalização do tonos muscular; Aumento da tonificação muscular;
Aumento da autoconfiança através do desenvolvimento da auto-estima;
Melhorias na aprendizagem, concentração e orientação espacial;
Motivação para definir e atingir objectivos
Pelagens de cavalos
"Se os sonhos fossem cavalos, os mendigos seriam todos cavaleiros." - Provébio Chines

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Cavalos Brancos 
O cavalo Camargués tem o mesmo nome que a sua região de origem na delta do rio Ródano, a sul de França. A raça camarguesa é uma raça muito primitiva. Aliás, pensa-se que este cavalo tem um laço muito familiar com os cavalos representados nas pinturas rupestres nas cavernas de Lascaux, na França.
      
Cavalos Selvagens
Por serem animais sociáveis, eles usam as suas expressões tanto de cara como de corpo para comunicar. Quando está com o cio, a égua mostra os dentes ao macho, mantendo as suas orelhas erguidas. A gestação dura aproximadamente onze meses. O recém-nascido tem o nome de potro assim que cumpre os quatro anos.
Cavalos espanhois :
Caracteriza-se pelas suas características físicas: A altura a partir da cauda pode oscilar entres os 155cm e os 165cm. A sua cabeça é de tamanho médio e ligeiramente convexa, com os olhos vivaços e peculiares, sempre despertos.
Paint-Horse
O Paint Horse é um cavalo de origem norte-americana que descende de raças ibéricas levadas para as américas na altura dos Descobrimentos. Estes cavalos prosperaram sob a forma selvagem e foram mais tarde domesticados pelos índios que lhes atribuíram propriedades mágicas.

Esta raça deve o seu nome à sua original coloração: Paint Horse significa “cavalo pintado”. Também muitas vezes apelidados de calico, screwbalds ou peidbalds, estes cavalos apresentam padrões distintos compostos por várias cores, sendo uma delas o branco.
 
Cavalo Árabe :
 O cavalo Árabe é uma maravilha da criação. Nenhum outro animal tem a capacidade de impressionar com a sua potência, charme e beleza. A elegância flutuante destes cavalos, o seu espírito indomável, a sua independência e sensibilidade oferecem ao cavaleiro máxima satisfação


As orelhas tem muito significado

- orelhas arrebitam para frente: cavalo curiosos e interessado
-orelhas meio atrás: o cavalo escuta algo que se passa atrás de si e tem medo
-orelhas encostastas à cabeça: o cavalo dorme
-orelhas para trás: atenção, afasta-se, esse cavalo está a ameaçar

Comunicação entre si e os cavalos

Impaciencia- Os cavalos sao animais que necessitam de muito carinho , por isso quando o seu cavalo lhe der um pequeno empurrao com o fucinho é sinal que necessita de carinho

Os cavalos expressam-se através da sua linguagem corporal. A expressão do focinho, as orelhas permite perceber se os cavalos são uma ameaça ou se estão apenas curiosos

Os cavalos não relincham muito, fazem-no quando procuram outros cavalos

Os que vivem em contacto com pessoas relincham ou sussurram quando lhes é dada comida.
Registo elegante
no seu saltar,
sua montada
estonteante,
bem dotada
a improvisar.
A sua origem
vem de Portugal,
outro não há,
assim, igual...
utilizado para
o trabalho,
para o desporto
e Alta Escola...
nas lezírias
do Ribatejo
e nos montes e planícies
do Alentejo.
Rigoroso na
aprendizagem...
pelos campinos
cavalo amado,
já os Romanos
o tinham pelo melhor...
na sela estava provado!
Todos o querem
nas cudelarias,
Alter do Chão
sua razão!...
Na elegância
é um primor,
para o hipismo
é espectacular,
mas no toureio
ele é exímio...
seu rodopiar
é de encantar,
apresenta-se
na cara do touro,
sem medo, sem receio,
dando ao cavaleiro
saboroso louro.
Como é belo
seu soberbo porte,
elevativa
sua pujança,
tanto a galope
como a trote...
na cavalgada
com substância.
Como são esbeltos
estes cavalos,
preferidos pela
instância,
no decurso
de milhares de anos...
são Lusos...são Lusitanos!
 
Escrito por : António MR Martins
A minha foto
Alcacer do Sal, solteiros, Portugal
Todas as semanas iremos renovar o blog. Com noticias e inventos equestres.