quinta-feira, 31 de março de 2011

Os tipos de selas :b

Apartação- Pesando cerca de 18 kg, possuem o assento mais reto, e raso, com a cabeça e o pito mais alto, para maior mobilidade do cavaleiro e segurança nas manobras. São também, mais estreitas, para um maior contato entre o cavaleiro e o animal.
Rédeas – Pesando em média 16 kg, elas têm detalhes bem mais específicos e são consideradas as mais técnicas entre as selas de trabalho. Sua armação é exclusivamente de madeira, seu assento é reto e raso, e sua cabeça e pito mais baixos para permitir que as mão do cavaleiro fiquem o mais baixo possível. Também devem Ter para-lamas mais estreitos, que quase não cobrem a lateral do dorso do animal, permitindo uma maior sensibilidade.
Elas devem ser feitas sob medida, de acordo com cada cavaleiro.
Laço – Ao contrário das selas de rédeas, esta sela está entre as mais pesadas, podendo chegar a 20 kg. Isso se deve ao fato da modalidade exigir maior resistência do equipamento, pois ele sustenta as cordas que seguram o bezerro.
Com um suadouro ligeiramente maior, para uma maior apoio do cavaleiro na laçada, elas diferem um pouco, de acordo com a modalidade praticada. As selas de Calf Roping (Laço Bezerro) têm que ter o assento raso e a cabeça mais baixa, para facilitar a descida do cavalo na hora da prova. Os estribos geralmente são mais pesados, para não enroscarem no pé e atrapalharem o atleta.
Já a selas de Team Roping (Laço em Dupla) têm o pito mais alto, para facilitar a amarração da corda e o assento mais fundo, para dar maior firmeza ao cavaleiro, que não precisa descer do cavalo após laçar o bezerro.
Em ambas as modalidades, deve-se usar as duas barrigueiras apertadas, pois o tranco no pito pode fazer a sela rodar e ferir a cernelha do cavalo

3 comentários:

  1. Estava lendo sobre os cavalos selvagens no Brasil, e no google me deparei com o seu blog, parabéns pelo blog, muito bacana, certamente vou voltar a ler, pois acabei aprendendo. Não sei de onde vc é, mas vou dar uma sugestão, em santa catarina está sendo desenvolvida uma nova raça de cavalo, nas regiões de lages, curitibanos, entre outras cidades, se vcs falassem um pouco, como forma de divulgar já seria legal, porque é uma raça que está em ``desenvolvimento´´. Continue com o blog, mais uma vez parabens!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado , meu caro rafael , certamente que continuaremos com blog , pois sabemos que muitas pessoas têm uma opiniao errada sobre cavalos , ou até sobre equitaçao . Esperamos que continue a visitarnos pois todas as semanas publicaremos novas mensagens . ficamos muito felizes por ter aprendido . muito obrigada pelos eloios

    ResponderEliminar
  3. Elogios , peço desculpa pelo engano

    ResponderEliminar

A minha foto
Alcacer do Sal, solteiros, Portugal
Todas as semanas iremos renovar o blog. Com noticias e inventos equestres.